• Seja Bem Vindo!

    "Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele e Ele o ajudará."

    [Salmo 37:4-5] - [Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje]

  • Crie Múltiplas Fontes de Renda

    Crise? Crie! Veja como!

    ******************************************
    Para Profissionais MMN

    ******************************************
    Torne-se um Mestre no Google Adwords

    ******************************************
    Internet Marketing

    ******************************************
    Magnet Blog

    ******************************************
    Magnet Copy

    ******************************************
    MagneTube

    ******************************************
    Auto Responder

  • Pagerank 1
    Medir

  • Acessos

    Criar site

  • Anúncios

Qual é a condição básica para ganhar mais?

Os diretores, superintendentes, gerentes e supervisores têm de ser cada vez mais responsáveis por seus postos de trabalho (e pelos postos dos trabalhadores), não só para “ver” problemas, resolvê-los e decidir quais as soluções mais adequadas às situações de mudanças. Manter-se no posto de trabalho ficará cada vez mais complicado para quem não souber o que está acontecendo. A mudança vem subrepticiamente, às vezes silenciosa como uma serpente caminhando para dar o bote.

Neste assunto, o que se chama hoje de competência é a capacidade de entender que as condições de produtividade são cada vez mais marcadas pela exigência de qualidade, pela modernidade e pela competitividade.

As empresas precisam assumir as mudanças: isto significa que não só seus executivos, mas todos os trabalhadores, têm de pensar como empresários. A melhoria da qualidade da formação, mesmo em cursos ad hoc, isto é, preparados para o desempenho de funções específicas, geralmente novas, desde que focados no desenvolvimento das potencialidades cognitivas.

A maior segurança no emprego hoje em dia é investir no potencial de adaptabilidade e empregabilidade, o que é algo totalmente diferente do que normalmente se faz.

Por trás da empregabilidade escondem-se perfis de aquisição necessários à manutenção dos postos de trabalho, e todos esses perfis dependem de fatores cognitivos emanados dos conhecimentos que os executivos devem ter.

O investimento que o executivo fizer em si mesmo determinará seu nível de empregabilidade. A distinção entre os candidatos a postos de trabalho, e há uma fila atrás de cada um que está empregado, é hoje feita em termos cognitivos, quem tem maior capacidade de aprender a aprender e aprender a reaprender para ir se adaptando às novas exigências.

O profissional que quiser manter-se no mercado em condições de competir terá de fazer um grande esforço para enriquecer-se como recurso humano.

Cada executivo deve fazer a si mesmo a pergunta: “Qual é meu potencial de empregabilidade, hoje? É daqui a seis meses? Daqui a um ano? Como evitar que a resposta seja aterradora? A resposta é: pelo desenvolvimento das funções cognitivas.

Muitos executivos partem da noção falsa de que dispõem de funções cognitivas desenvolvidas para aprender e reaprender. Eles precisam, em primeiro lugar, extrair das informações, dos conteúdos com que lidam, processos e estratégias cognitivas.

Ficar fora do mercado provoca o sentimento de rejeição – um dos piores que o ser humano pode sentir -, além do sentimento de culpa por não ter-se adaptado a tempo. Além do mais, quem se prepara para o imprevisível não tem o sentimento de medo, hoje muito espraiado no ambiente empresarial.

Pode-se avaliar o efeito aterrador do coquetel preparado com o medo, o sentimento de culpa e o fantasma da rejeição.

Aprender é a condição básica para ganhar mais.

Professor Luiz Machado, Ph.D.

Cientista Fundador da Cidade do Cérebro

Mentor da Emotologia

Pense nisso

André e Simone Calamita

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: