• Seja Bem Vindo!

    "Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele e Ele o ajudará."

    [Salmo 37:4-5] - [Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje]

  • Crie Múltiplas Fontes de Renda

    Crise? Crie! Veja como!

    ******************************************
    Para Profissionais MMN

    ******************************************
    Torne-se um Mestre no Google Adwords

    ******************************************
    Internet Marketing

    ******************************************
    Magnet Blog

    ******************************************
    Magnet Copy

    ******************************************
    MagneTube

    ******************************************
    Auto Responder

  • Pagerank 1
    Medir

  • Acessos

    Criar site

  • Anúncios

Melhore sua Autoestima

O primeiro exercício fundamental para se melhorar a auto-estima é o relaxamento. Aprendemos na escola que o trabalho enobrece, faz bem à saúde. Tudo bem. Mas, isto é verdade apenas quando você sabe também fazer o cérebro entrar em ritmo alfa, relaxar. Existem várias técnicas de relaxamento, como respiração, músicas especiais, mantras para meditação, massagem, ioga etc. Poucos sabem a diferença entre distresse e estresse. O estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial. O único lugar no mundo onde não existe estresse é no cemitério. O pessoal que mora lá ao tem estresse nenhum: a “vida” é calma, tranqüila, sem problemas.

O ponto seguinte é a visualização. Se você fizer uma visualização bem-feita, seu cérebro não distingue se o fato aconteceu ou se você só pensou. Dá no mesmo.

Vamos citar um estudo que demonstra bem esta situação. Na Universidade de Yale, foram selecionados trinta estudantes que nunca haviam atirado. Todos fizeram testes de tiro e foram selecionados porque obtiveram a mesma média de acerto. Depois disso, eles foram divididos em três grupos:

  • O primeiro grupo treinou vinte minutos por dia, cinco dias por semana, durante seis semanas;
  • O segundo, veio ao campo de treinamento o mesmo número de vezes que o primeiro, mas apenas imaginou-se atirando ao alvo, fazendo com as mãos o gesto de atirar;
  • O terceiro, vinha ao local dos treinos, mas só ficava brincando à toa.
Após período de seis semanas, os testes de tiro foram repetidos:

  • o primeiro grupo, que havia treinado com revólver, melhorou 83%;
  • o segundo grupo, que apenas visualizou os tiros, melhorou 82%;
  • o terceiro grupo, que ficou à toa, apresentou o mesmo desempenho anterior.


Isto demonstrou que o revólver foi nada mais nada menos do que um instrumento para concentrar a mente. Assim como as mãos e os olhos.

Quer dizer que eu posso treinar um esporte mentalmente? Claro que sim, fazendo visualização. Trabalhe seu ponto forte, que o resto se fortalece.

O terceiro item da auto-estima é saber aceitar as falhas. Como é que aprendemos a andar? Nós caímos e nos levantamos. Caímos e levantamos, caímos e levantamos até acertar. Se num determinado momento, quando neste seu treinamento ainda neném, você dissesse: “não vou conseguir, não adianta!” – você não estaria andando até hoje. Mas o bebê não está nem aí para isso: ele vai experimentando e falhando até que, um dia, ele anda. Na nossa educação, no entanto, falhar é pecado e, à medida que isto acontece, nossa auto-estima vai sendo destruída. Acontece que é tempo de lembrar do bebê persistente que já fomos. Tudo que é importante na vida você não faz certo da primeira vez. Temos que estar preparados para aprender com as falhas. Se você disser: “não quero falhar” – será muito mais difícil progredir na vida. Quanto melhor você aceita suas falhas, mais aprende com elas para fazer certo da próxima vez. E assim, aprendendo, acertando, progredindo, você confiará mais em si mesmo e terá mais auto-estima. Erros são grandes momentos na nossa existência.

Outra receita de auto-estima é sorrir. Vocês sabiam que para franzir a testa usamos 32 músculos e, para sorrir, apenas 28? “Sorria, sorria, nem que seja por economia”. O sorriso é muito importante para melhorar sua auto-estima. Quando você sorri, mesmo que não esteja sentindo nada, o seu cérebro recebe uma mensagem de que está tudo bem. Existe uma conexão direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. Quando você sorri, libera no cérebro um hormônio chamado beta-endorfina, que leva à sua mente uma mensagem positiva.

Mais uma atitude importante para reforçar sua auto-estima é a capacidade de você se doar, prestar serviços úteis ao seu próximo, à sua comunidade, sem interesse financeiro. Faça coisas de graça e você verá que o mundo vai lhe devolver a doação. Isso não significa que você não deva valorizar o seu trabalho. Pratique a Síndrome de Robin Hood – cobre caro do rico e ajude o necessitado. Além disso, pratique a generosidade, dando, às vezes, até para quem não precisa.

Outro item fundamental são as pessoas ao seu redor. Se você vive em terreno de peru, é muito difícil você aprender a voar feito águia. Se você convive em ambientes de pessoas negativas, é difícil desenvolver uma auto-estima sadia. Isso não significa deixar de lado pessoas que precisam de você, mas saiba escolher ambientes e relacionamentos propícios à sua felicidade.

Se você, antes de mais nada, não estiver bem, não conseguirá ajudar os outros a ficarem bem, e o círculo vicioso poderá ser prejudicial a todos.

[Trechos do livro: ” O Sucesso Não Ocorre Por Acaso”, do Dr. Lair Ribeiro]

Grande abraço
Sucesso sempre.

André e Simone Calamita
http://empreendedoresinspiracao.blogspot.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi
http://calamita-rendaextra.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: